Festa da Broa é no Areinho e dura dez dias

De 27 de Agosto a 5 de Setembro, todos os caminhos vão dar à Quinta do Paço, no Areinho de Avintes, o local escolhido para a 23ª Festa da Broa. Um novo sítio e um novo formato: agora a festa prolonga-se por dez dias e conta com outras novidades, como por exemplo poderem ser saboreados pratos que incluem o ex-libris da freguesia, nas sete tasquinhas do recinto.

 

Celebrar este pão único e reconhecido em todo o país e reavivar esta tradição secular das gentes de Avintes, a par da divulgação de outras artes da terra como o teatro amador e as cascatas, são os objectivos das comemorações deste ano, que no Areinho vão poder ser partilhadas por um maior número de pessoas. Para além da dimensão do espaço, também a beleza do cenário ribeirinho fez com que este fosse muitas vezes sugerido para receber a festa. Este ano cumpre-se o desejo de muitos e fica a promessa de transformar a visita à festa numa experiência ainda mais agradável e descontraída.

 

Com a 1ª edição, fruto de um repto lançado um ano antes por José Vaz na Sede do Clube Recreativo Avintense, a Festa da Broa é desde então um dos momentos altos do calendário anual da freguesia de Avintes e do concelho de Gaia, e desde sempre tem assumido importantes vertentes, com destaque para a vertente social – com a angariação de fundos para as colectividades locais, e para a vertente cultural – com a divulgação das tradições e da identidade de Avintes.

 

Música, teatro, animação e boa comida não vão faltar nesta 23ª edição. Só para abrir o apetite, para além das receitas que levam broa de Avintes, e da broa em formato de acompanhamento, pois claro, vão poder ser aqui saboreados rojões, bacalhau, sardinhas, caldo verde e papas, entre outras iguarias regionais.

 

E se motivos ainda faltassem para visitar a Festa, aqui fica mais um: a presente edição apadrinha ainda a causa “Ser criança é..”, um projecto da equipa de técnicas de RSI da Fundação Joaquim Oliveira Lopes, sendo o cartaz do dia 4 de Setembro da total responsabilidade desta equipa. E que equipa! Neste dia vamos ter artistas como: Bboy Goku e Spartans [Bruno Silva], Lulla Bye ou Tozé dos Perfume, entre outros.

 

Mas há mais. Procurando apresentar à população de Avintes e a todos os visitantes uma programação variada, haverá este ano, na madrugada de sábado, das 00h às 02h a River Dance Party - uma festa de música electrónica pela mão da RSProjects, uma equipa de produtores e DJ’s Avintenses.

 

A prata da casa estará ainda representada pela Banda Musical de Avintes, no dia de abertura, e pelos Sentido Proibido, na noite de 29 de Agosto.

 

Nas manhãs de fim-de-semana dá-se o regresso ao passado, com jogos tradicionais organizados pela Ilha Mágica. E durante a semana haverá teatro pelos Plebeus e pelos Restauradores, Tertúlia Musical, Trovas e Canções pelo Gildo Oliveira e pela Maria José Magalhães, Perninhas Dançantes para pôr todos a mexer e mais música de baile pela família Alberto Vieira. A animação durante a semana será da responsabilidade das associações presentes.

 

Sérgio Rossi, Trocopasso, o Grupo de Jovens da ACRAV e o Grupo de Cantares “Os Chalados de Canidelo” também marcarão presença na festa, que terminará com sapatos vermelhos: Rita Redshoes actua para todos na noite de domingo, 5 de Setembro.

 

Para não perder nada desta Festa a Junta de Freguesia disponibiliza trasnportes gratuitos para o recinto.

 

A Festa da Broa, de entrada livre, é uma organização conjunta da Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Gaianima, com a colaboração das Associações de Avintes, Fabricantes de Broa de Avintes e Artesãos.

publicado por JFA às 19:27 | link do post | comentar